Workshop | Erika Verginelli

Eu já disse aqui que a palestra da Érika na Fotografar 2011 foi excelente e quando eu soube que ela daria um workshop fiquei me coçando toda pra ir rs. Ela tinha quatro datas disponíveis sendo duas no Rio e duas em São Paulo. Eu fui em 30 de Julho, em Sampa.

Se em uma hora de palestra ela passou uma quantidade enorme de informações imaginem só em um dia todinho ? Foram dicas preciosas para quem está começando na fotografia (ou não), como cuidar do marketing, da sua marca, como construir um portfólio consistente.

Ouvi muita coisa, anotei outras tantas. Adoro fazer anotações e destaquei aqui algumas. Por exemplo, aprendi que é importante padronizar o site, o blog, os documentos enviados ao cliente, cartões de visita, usando as mesmas fontes, mesmas cores. Isso tudo cria a identidade ! E faz parte da identidade o fotógrafo tentar criar o seu próprio conteúdo. Podemos nos inspirar em outros trabalhos, claro, mas tudo com moderação. É preciso criar a sua verdade.

A Érika contou para nós um pouco de como funciona a sessão de fotos que ela faz. Como procede com as mensagens que envia, os telefonemas, dicas e truques para escolher as roupas que serão usadas nas sessões. Também pincelou como ela dirige as cenas, como aproveita as diversas situações, desde as mais corriqueiras até as mais adversas. Nos contou um pouco sobre o equipamento, o workflow, a edição, o tratamento e também mostrou os produtos que oferece. É muito trabalho ! Não é só chegar no dia e hora marcados e fotografar não. Tem muita coisa pra fazer antes, durante e depois ! A vida de fotógrafo não é só glamour não rs… 🙂

Acho que todos os profissionais tem suas preferências: uns gostam mais de fotografar casamentos, outros aniversários, crianças, grávidas, alimentos, produtos, arquitetura e por aí vai, mas é essencial que você somente fotografe aquilo que ama. Se você quer fazer bem feito, especialize-se. E se valorize.

O objetivo principal era sair desse workshop com as ideias mais claras. Conseguir visualizar caminhos a serem seguidos, se permitir fazer adaptações. Uma coisa é certa: nunca é tarde pra tentar melhorar !

Eu me senti honrada por ter vivenciado essas horas tão ricas em aprendizado. Fora o fato de conhecido outras pessoas, que adoro demais. Éramos quase 30 nesse dia ! Confiram na foto.

AnaReis_WS_Erika

Eu sou a que está sentada no canto inferior direito, de blusa preta e lenço no pescoço.

Obs: A bandana branca na cabeça de todas nós tinha a sigla GAFE, que era de “Grupo de Amigas Fotógrafas Enlouquecidas” rsrs. Foi uma surpresa que preparamos logo após o almoço e que rendeu muitas risadas !! Vocês nem imaginam a pequena farra que rolou depois, essa foto é a mais comportada. Uma curiosidade: havia apenas um homem no meio de tantas mulheres.  Mas olhem só, o “nosso” menino não está nessa foto porque era justamente ele quem estava atrás da câmera ! 🙂

Enfim, foi um dia muito especial !

Até mais !


Leia também:
Patricia Sampaio23/11/2011 - 8:48 pm

Parabens pelas dicas!!! Adoraria ter participado!!! Sucesso hj e sempre!!! Bj!!

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

N o v i d a d e s